segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Crochê é Terapia?



Muitas vezes quando eu crochetava em ônibus, consultórios ou qualquer local público, sempre alguém me abordava e me perguntava "Isso é uma terapia, né?", "Tem que ter muita paciência pra fazer isso?" Eu acho sim que crochetar me ajudou a ter mais paciência e que fazer crochê é em certa medida terapêutico. Mas não chamaria fazer crochê de terapia, e nem que obrigatoriamente pra se aprender e fazer crochê tem que ser uma pessoa muito paciente, já que não posso me considerar tão paciente assim. Porque toquei nesse tema? Faço terapia desde meados de 2011 e desde outubro de 2012 com o mesmo psicólogo, e dito isso, posso dizer que 10 anos de crochê não me ajudaram a me acalmar, ser mais tolerante, a me perceber e ouvir, o quanto a terapia me ajudou nos últimos 2 anos, período esse em que, curiosamente, não crochetei quase nada. 
Percebo agora que quando se têm questões e conflitos que precisam de sua atenção, fazer artesanato não ajuda a relaxar, nem a desanuviar, nem a resolver. Sempre que eu começava a crochetar, a "tal questão" vinha me sussurrar aos ouvidos, e eu errava a carreira, perdia pontos, ou simplesmente abandonava o trabalho (tenho vários nesse estado). Agora depois de certo tempo de análise quando tranço os fios com minhas agulhas nada vem sussurrar em meus ouvidos, não que eu tenha resolvido todas as minhas "questões e conflitos", na verdade ainda estou longe disso, mas agora pelo menos estou dando a eles um lugar de escuta e acolhimento adequado, esse espaço ocorre na terapia, e lá posso colocar meus monstros pra fora sem perder os pontos do meu crochê.
Quando algo que você ama fazer fica em segundo, terceiro, quarto plano alguma coisa vai muito mal dentro de nós. Como arte que é o crochê, exige o melhor de nós na sua execução, e eu não estive no meu melhor por muito tempo, e demorou para eu perceber isso e começar a me mexer para mudar essa situação.
No final do ano passado comecei a sentir uma vontade irresistível de voltar as agulhas e fios, e meio sem compromisso retomei, mais algum tempo depois continuei sentindo vontade de criar, visitar os blogs das amigas, presenteá-las com algo feito por mim, e finalmente voltei a sentir prazer em crochetar e isso inevitavelmente é sentir vontade de dividir isso com vocês.
  




Nenhum comentário: